06 julho 2014

Minha trajetória capilar


Olá meninas e meninos. Minha trajetória capilar é mais ou menos parecida com a das minhas colegas, muitas já conhecem, mas eu nunca a apresentei no canal. Comecei  fazer meu vídeo de um ano de BC - Big Chop e até hoje não terminei ( rsrs ).
Deixei o vídeo de um ano de lado e, como o blog está aqui vou aproveitar essa oportunidade e trazer minha história com as minhas fotos da época.
Vamos lá ao: COMO TUDO COMEÇOU, OU, DA ONDE EU ME LEMBRO QUE COMEÇOU, rsrsrs.

ESSA FOFURA LINDA AI ABAIXO SOU EU SIM. OLHA O CRESPO DA PRETA E MINHA MÃE AINDA INVENTOU DE FAZER UMA FRANJA POMPOM kkkkkkkkkkkkkkk COISA DE MÃE!!!



Então. Meu cabelo sempre foi muito volumosos e eu me incomodava muito com isso, coitada, não sabia que isso era obra de um padrão racista e preconceituoso. Nunca gostei de cabelo liso, por isso não escovava nem dava chapinha e essas coisas, mas queria baixar o volume. Então comecei o martírio de negar o que eu sou com as tão famosas químicas de toda natureza. Meu sofrimento nesse período é que eu queria manter os cachos mas nunca conseguia, sempre me prometiam isso mas o cabelo ficava esticado e apareciam uns cachinhos tímidos depois de muito tempo de dado a química.
Seguem  abaixo fotos desse período:






 Todas as fotos acima eu tinha acabado de relaxar o cabelo e ele ficava sempre assim, esticado.
Sempre ficava muito tempo sem voltar ao salão para relaxar novamente, na tentativa de conseguir deixar o cabelo natural, mesmo sem conhecer esse termo ainda, sem ter essa noção de cabelo natural, mas ai, como vocês sabem, começa a crescer a raiz e a inchar.

                                           2008/2009 RAIZ CRESCENDO 
Mas não era só isso. Eu amo cabelos pretos e sempre pintava o meu de preto azulado e fazia isso em casa, assim, na tora mesmo. rs



Olhem a palha e o quanto sem graça estava esse cabelo ai. afff.
O cabelo não aguentou tanta química uma em cima da outra e logo deu sinais de desespero.
Tive um corte químico terrível e fiquei com uma franja forçada. Para vocês verem a "franja forçada" = Corte Química, segue foto abaixo :


Essa foto que segue abaixo é bem antiga, vejam o desastre da QUÍMICA e da FALTA DE CUIDADOS.



Depois de anos assim, eis que chegamos ao ano de 2010 e eu conheci o tão famoso BN - Instituto de Beleza Natural que se instalou em Salvador. Ouvi falar sobre as maravilhas do produto que passavam lá e que baixava o volume sem tirar os cachos, de verdade, verdadeira rsrsrs. E lá fui, a esperança é a última que morre né? kkkkkk.
Iniciei minha ida ao BN e o cabelo começou a responder com o uso dos kits e da técnica de amassar as mechas para definir os cachos, enfim eu começa a ter cachos por todo o comprimento do cabelo e da raiz e o volume como eu desejava. ENFIM, ME SENTIA REALIZADA.
Precisava cortar a química antiga, mas resolvi fazer isso aos poucos e não cortei logo o cabelo.




Com o tempo a diferença entra a química antiga e a química do BN foi ficando visível.
2011                                                                                  2011                                                         
 



Como o cabelo já tinha crescido bastante, resolvi cortar toda a química antiga e deixar a parte da química do BN. Em novembro de 2011 cortei metade do cabelo.





 Pronto, agora para mim estava tudo perfeito e eu estava super satisfeita com o meu cabelo.
Maaaaas, o tempo foi passando e o BN foi ficando cada vez diferente no atendimento e no modo de aplicar o produto. As funcionárias passavam a química e ficavam conversando, deixando muito tempo no cabelo, eu estava perdendo volume demais. Me mudei para Jequié em Janeiro de 2012 e foi ficando cada vez mais difícil frequentar o Instituto e comprar os produtos que ficavam cada vez mais caros. A vontade de deixar a química de vez voltava e passava meses sem ir ao salão.
Foi então, que comecei, pelo Facebook a entrar em contato com o mundo crespo/cacheado natural. Comecei a assistir vídeos da Rita Eci - https://www.youtube.com/user/ritaeci e fui me apaixonando, depois veio a, minha amiga, Mi Shirai -  https://www.youtube.com/user/michellealb. E assim eu adentrava, como telespectadora do movimento crespo natural. Comecei a mudar minha visão para meu cabelo e o volume que ele possui, comecei a amar volume.











Então fui cada vez mais pensando na possibilidade de ficar natural.  
Ainda não sabia como, e meu Big Chop veio a partir de uma história louca rsrsrs. ( ainda ñ sabia, com clareza que estava fazendo o big chop) 

MEU MARIDO, FOI MEU MAIOR INCENTIVADOR E O MOVIMENTO PELA INTERNET. A HISTÓRIA DE QUANDO RESOLVI FINALMENTE CORTAR O CABELO E FAZER O BC ( AINDA SEM SABER) FOI GRAÇAS A UMA ATRIZ E A ADMIRAÇÃO DE MEU MARIDO PELO SEU CABELO. 
Era 2012 e passava uma novela das nove com Sheron Menezes, na época com o cabelo curtinho. Meu marido, todos os dias assistia a novela e falava do cabelo da atriz e de como o meu ficaria bonito se eu cortasse igual ao dela. Foram alguns meses, se não me engano, que ele ficou falando isso em meu pé do ouvido rsrsrsrs. Até que um dia, eu peguei o celular dele, e eis que eu encontro está foto que segue abaixo: 




Eu posso com isso? kkkkkkkkkkkkkkkk
Eu já estava pensando mesmo na possibilidade de cortar curtinho, por causa do calor de Jequié e da dificuldade de cuidar do cabelo daquele tamanho. 


OUTRUBRO 2012 - ÚLTIMA QUÍMICA                                        DEZEMBRO 2012



 Mas, encontrar a foto da Sheron no celular de marido foi o fim da picada e eu, mesmo sem saber o que faria com o cabelo depois, não pensei mais duas vezes e resolvi cortar.
Cheguei para marido e falei:
 - Você está louco por Sheron Menezes? Então você vai ter uma em casa. kkkkkkkkkkkkkkk
E foi assim que, em 17 de Janeiro de 2013 eu cheguei no salão e mostrei essa mesma foto de Sheron para a cabeleireira e pedi o mesmo corte do dela. Eu estava 3 meses sem química.

18 de janeiro de 2013                                                          18 de janeiro de 2013


 AINDA ESTAVA ASSUSTADA. NÃO SABIA O QUE IRIA FAZER DIREITO, NÃO TINHA CERTEZA SE IRIA AGUENTAR. MAS DE UMA COISA EU TINHA CERTEZA:
A SENSAÇÃO QUE EU ESTAVA SENTINDO ERA MARAVILHOSA, EU ME SENTI MARAVILHOSA NO PRIMEIRO DIA DO MEU BC, QUE EU NEM SABIA DIREITO QUE ERA O BC. hahahaha
ENFIM, COMEÇAVA A LIBERDADE QUE EU TANTO SONHEI A MINHA VIDA TODA....









E AI VOCÊS JÁ SABEM NÉ? AS PESSOAS SE ASSUSTARAM COM A MUDANÇA RADICAL,
PRINCIPALMENTE QUE EU NUNCA HAVIA TIDO O CABELO TÃÃÃO CURTO ASSIM. E EU OUVI DE TUDO hahahaha...
MAS AS PESSOAS NÃO ENTENDIAM, NORMAL.
NÃO FORAM TODOS, A MAIORIA ME ELOGIOU MUITO. NÃO SEI SE TODO MUNDO
ESTAVA SENDO SINCERO. hahahahaha
MAS ENFIM, EU SABIA QUE MEU MARIDO E MEU PAI ESTAVAM AMANDO...
OS HOMENS DA MINHA VIDA....





MINHA PRIMA E UNS AMIGOS COMEÇARAM A ME PEDIR PARA FAZER VÍDEOS E EU ENTÃO ME JOGUEI. COMECEI A FAZER OS VÍDEOS, CRIEI UMA PÁGINA NA NET E HOJE FAÇO PARTE DESSE MOVIMENTO CONSCIENTE, TRABALHANDO PROATIVAMENTE PARA AJUDAR MUITAS MULHERES COM HISTÓRIAS PARECIDAS COM A MINHA E OUTRAS HISTÓRIAS MUITO TRISTES.
FUI CONVIDADA A SER MODERADORA DO GRUPO VICIO CACHEADO, DEPOIS DE UM VOTAÇÃO E HOJE GANHEI MUITAS NOVAS AMIGAS NESSE MOVIMENTO.
E O FILHOTE FOI CRESCENDO...

                    PINTEI DE VERMELHO                                           DEZEMBRO 2013



DEPOIS DE MUITO RESPEITO, AMOR, CARINHO E CUIDADOS...
ENFIM....

UM ANO DE LIBERDADEEEEE E CONSCIÊNCIA CRESPA!!!!




EU POSSO, VOCÊ PODE, TODAS NÓS PODEMOS. 
PODEMOS TRANSFORMAR ESSA GERAÇÃO E CRIAR UMA NOVA GERAÇÃO. UMA GERAÇÃO DE MULHERES LIBERTAS, COM CONSCIÊNCIA PRETA COMPLETA. 

COM CONSCIÊNCIA CRESPA!! :)

                                                                                                                                        JUNHO 2014






2 comentários:

  1. me desculpe, mas LINDA é vc!!!!!!!!!!!!!!!!!
    que escândalo de sorrisso é esse??????
    e esse olhar!!!!
    de facto vc é mesmo uma GATA CRESPA CACHEADA!!!!!
    bjs linda!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada minha gatona. Aêêêê, vou lá no seu cantinho comentar tb.
      Sua linda, vou te acompanhar, se precisar estou aqui viu? Bjocas.

      Excluir